Retocolite Ulcerativa, saiba quais são as causas, sintomas, tratamentos e quando procurar por um médico.

A Retocolite Ulcerativa é uma inflamação que atinge o revestimento interno do intestino grosso ou do reto. Existe a possibilidade dessa inflamação afetar ambas as partes. A Retocolite ulcerativa faz parte de um grupo de doenças inflamatórias intestinais que afetam o sistema gastrointestinal.

A inflamação causada pela retocolite ulcerativa produz pequenas feridas, mais conhecidas como úlceras.

Quais sintomas mais comuns da Retocolite Ulcerativa

Os sintomas variam entre os pacientes acometidos por essa doença e podem mudar ao passar do tempo.

Pessoas diagnosticadas com essa doença podem apresentar sintomas leves, avançados ou nenhum sintoma. Quando o paciente não sente nenhum dos sintomas, chamamos de remissão, porém quando os sintomas são mais graves, chamamos de momento de crise da doença.

Os sintomas mais comuns da Retocolite Ulcerativa são:

> Dores abdominais

> Diarréia

> Fezes com sangramento ou pus

> Febre

> Dores no reto

> Perda de peso

> Desnutrição

Em alguns casos essa enfermidade pode causar outros sintomas como:

> Dores nas articulações

> Náuseas

> Diminuição do apetite

> Aftas

> Inflamação ocular

Quais as causas da Retocolite Ulcerativa

Existem diversos debates e estudos sobre a causa dessa doença, porém não há o que de fato ocorre para o surgimento dessa patologia.

Pesquisadores acreditam que a Retocolite Ulcerativa é um resultado de um sistema imunológico hiperativo. No entanto, ainda não sabemos por que as células responsáveis pela defesa do organismo de alguns pacientes respondem à essa enfermidade atacando as células do intestino grosso enquanto em outros pacientes não.

Outro fator que pode estar associado à essa enfermidade pode ser os genes. O paciente pode ter herdado um gene especifico de um dos pais, que aumenta as chances de ter retocolite ulcerativa.

Mesmo que não haja uma causa definida, os riscos do desenvolvimento dessa Doença Inflamatória Intestinal (DII) é maior entre pessoas de 15 a 30 anos e acima dos 50 anos.

Além disso, uma alimentação rica em gordura e frituras pode favorecer o agravamento das úlceras.

Como funciona o tratamento da Retocolite Ulcerativa

A Retocolite Ulcerativa é uma condição crônica, que ainda não foi encontrada uma cura.

O objetivo do tratamento é reduzir as inflamações úlceras) que causam os sintomas.

O tratamento varia entre os pacientes. Em alguns casos o médico pode prescrever alguns medicamentos para reduzir as inflamações no trato gastro intestinal e o inchaço do abdômen.

Em outros casos mais avançados, quando há uma desidratação grave causada pela diarréia, é necessário que o paciente seja internado para repor o líquido e os nutrientes perdidos.

O paciente acometido por essa doença pode também optar por simplesmente, mudar a sua alimentação e ter um diário alimentar.

É recomendado uma dieta com baixo teor de gordura e limitar a ingestão de alguns legumes, frutas e cerais ricos em fibras. Além disso, fazer uma lista dos alimentos que você tem ingerido em suas refeições para ir acompanhando se há um agravamento ou diminuição dos sintomas.

Quando procurar por um médico

Se você sente alguns desses sintomas por pelo menos 3 semanas ou mais.

> Dores abdominais intensas

> Sangramento retal

> Diarréia crônica

> Fezes com sangue ou pus

> Febre alta

> Inchaço nas articulações ou na pele

> Desidratação

Esses sintomas podem estar associados com as complicações da Retocolite Ulcerativa.

Independente da gravidade dos sintomas, se você foi ou não diagnosticado com uma doença inflamatória intestinal, procure realizar exames periódicos com seu médico.

Cuide de sua alimentação optando por alimentos mais saudáveis.